O CHORO CONSTITUCIONAL


Escrevo este artigo como um desabafo de um cidadão Brasileiro. Quando abrimos as páginas da constituição, promulgada em 1988, ficamos maravilhados com as palavras escritas, que de tão belas, dá até vontade de chorar. Às vezes acho que parece até um romance. A constituição foi constituída para instituir um estado democrático, assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento e a igualdade como valores supremos de uma sociedade fraterna , pluralista e sem preconceitos.
O artigo 5º diz: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. O artigo 6° que fala dos direitos sociais: São direitos sociais a educação, a Saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, proteção a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados.
Mas, será que na prática esses direitos nos são realmente assegurados?
O que vemos em nosso país é uma disparidade enorme, falta segurança para a população, e um exemplo disso é crescimento da segurança privada, que demonstra o descuido do estado. A saúde é outro problema, pois as filas nos hospitais continuam dia após dia crescendo, as pessoas sendo maltratadas e os profissionais sendo mal pagos. A educação também continua péssima, pois constamos nas estatísticas dos países que tem a pior qualidade no ensino, os profissionais sendo mal remunerados, e o governo preferindo pagar salários absurdos para os políticos que necessitam apenas de uma campanha para se eleger e ganhar seu salário gordo, enquanto o professor precisa de 16 anos ou mais para se formar. Outro problema é a questão da moradia em nosso país, em que a constituição diz que temos direito, mas na prática vemos como é tão difícil conseguirmos a tão sonhada casa própria, pois esbarramos em uma grande burocracia até no financiamento em um banco do próprio governo. Esses são nossos direitos? Realmente somos todos iguais perante a lei? Se somos todos iguais, onde estão os nossos direitos?
Alguém está falhando espero que não seja eu. Enquanto ninguém toma atitude continuo chorando ao ler as lindas palavras da Constituição Brasileira.
Elizeu Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filhos: fonte de Alegria

SUCESSO MINISTERIAL ?

O Ide de Jesus